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DICAS DE SEGURANÇA
Mais uma vez o estado precário de nossas estradas é o vilão do desgaste prematuro dos componentes da suspensão. Pois é ela que absorve as tensões, forças e impactos gerados por buracos e demais imperfeições e avarias das estradas, minimizando a transmissão dos efeitos das irregularidade da pista de rodagem para os passageiros do carro.
As mas condições de nossas estradas, agravadas pelas características esportivas de condução dos veículos, o período de substituição dos componentes fica indeterminado, obrigando a revisões periódicas para verificação da necessidade de substituição dos componentes, pois quando os componentes começam a dar sinais de quebra significa que já está no fim de sua vida útil, o que pode colocar em risco a segurança do veículo.
É de extrema importância fazer uma revisão preventiva nos componentes a cada 10.000 km. Em geral a suspensão tem em comum componentes como molas, amortecedores, bandejas, buchas, braços, pivôs, terminais e batentes. Componentes que são prejudicados em sua vida útil devido à exposição a características muito mais severas, encontradas em nossas vias de rodagem, que as de projetos padronizados, embora estes já sejam adaptados para as condições brasileiras.
• É importante ressaltar que ao trocar molas e amortecedores, nunca trocar um componente isoladamente. Isto porque os componentes vão perdendo a ação com o tempo, a substituição de um só componente causa o desequilíbrio do veículo. Deve-se trocar sempre o par de componentes.
• Para um perfeito alinhamento é necessário que todos os componentes da suspensão estejam em bom estado, do contrario impossibilitam a execução do alinhamento. Terminais de direção com folga causam desgaste irregular dos pneus, comportamento instável do veículo e folga na direção; além de não permitir alinhamento.
• Pivôs danificados causam impossibilidade de alinhamento, roda bamba ou solta, ruído na suspensão e desgaste irregular do pneu.
• Buchas da suspensão causam impossibilidade de alinhamento, ruídos e comportamento instável do veículo. E assim por diante, somente uma inspeção criteriosa determina o que está avariado no sistema de suspensão para substituição ou mesmo para reapertos, possibilitando a execução do serviço de alinhamento.
• Tão perigoso e arriscado quanto uma falta de freio pode ser um pivô da articulação da suspensão ou terminal de direção com folga. Caso ele se solte, provavelmente, você perderá o controle do carro.
• Folgas das buchas de balanças e braços de articulação devem ser verificadas constantemente, pois desalinham a geometria das rodas, causando desgaste excessivo dos pneus.
• Alinhamento das rodas devem ser verificados com freqüência, pois uma simples subida num meio fio ou um buraco podem desalinhar a suspensão.
• Folgas nas buchas internas da caixa de direção produzem ruídos e baques semelhantes às folgas na suspensão e tão logo sejam notadas, devem ser corrigidas.
• Vibrações e direção “puxando” indicam a necessidade de alinhamento e/ou balanceamento das rodas.
• Observe o desgaste dos pneus, se irregular mande efetuar uma checagem no sistema de suspensão.
• Rangidos ao efetuar manobras ou direção “dura” normalmente indicam que os apoios de suspensão ou escapamentos das molas estejam ruins.
• Quando qualquer serviço de suspensão é feito em seu veiculo torna-se obrigatório o alinhamento do veiculo.A mola tem como função absorver os impactos causados pelas irregularidades das vias, suportar o peso do veículo, e manter a altura do veículo em relação ao solo. Analisando o sistema de suspensão, esses componentes que estão trabalhando 24 horas por dia, mesmo quando o veículo não está sendo utilizado, por isso, deve estar sempre em perfeitas condições de uso.
O sistema de suspensão, composto por diversos componentes, entre eles, molas, amortecedores, barras estabilizadora, pivô e bandeja de suspensão, é fundamental não só por manter a dirigibilidade do veículo, mas também para auxiliar na segurança e conforto dos ocupantes do veículo.
Tanto as molas e amortecedores trabalham em conjunto. As molas absorvem os impactos sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram a sua distensão severa, evitando oscilações no automóvel.
Sem as molas e os amortecedores, o desconforto será grande, principalmente, ao passar por buracos e lombadas. Também há a questão da durabilidade de diversos itens do veículo, que reduzirá com os fortes impactos sofridos.
As molas GNV podem ser aplicadas em veículo com peso extra como cilindro de gás, som pesado ou carga excessiva.
Com as molas adequadas, tem maior absorção dos impactos sofridos pelo veículo (buracos, lombadas e etc ), além de maior durabilidade do conjunto de suspensão como um todo.Durante o uso normal, é muito fácil que, com o tempo, o carro saia de geometria. Por esse motivo, o alinhamento de direção devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros.
Alguns veículos necessitam de alinhamento de direção tanto na dianteira como na traseira, verifique se este é o caso de seu veículo quando for realizar o procedimento.
Também recomenda-se checar o alinhamento caso o carro tenha sofrido algum impacto mais forte na suspensão, como por exemplo : passado por um buraco na rua ou batido em uma guia alta.
No alinhamento de direção, é feito o reajuste dos ângulos das rodas para que eles fiquem dentro dos parâmetros da fabricante, permitindo que o carro siga sem "puxar" para um dos lados.
Balanceamento de rodas é o procedimento que visa compensar excessos e carências de peso que causam uma falta de equilíbrio entre as forças centrífugas presentes nas rodas do carro enquanto ele está em movimento, normalmente perceptíveis em velocidades mais altas.
Quando fazer o balanceamento das rodas :
- Quando ao dirigir o veículo, você sente uma trepidação ao volante em velocidades mais elevadas;
- Depois do conserto do pneu (por conta de furos ou similares);
- Assim que o condutor fizer o rodízio de pneus;
- Quando o carro passar por alguma situação atípica, como entrar em um buraco na estrada.